Fortalezas Voadoras em África
Em janeiro de 1954, numa projeção do poderio aéreo da Base Aérea n.º 4 (BA4), nas Lajes (Açores), foi organizada uma missão a África envolvendo três quadrimotores Boeing SB-17G que integravam o efetivo da unidade. Designada por «Viagem às Colónias» levou as «Fortalezas Voadoras» portuguesas num périplo pelos territórios ultramarinos, visitando Cabo Verde, São Tomé, Angola e Moçambique.
Foi uma operação com especial impacto pois era a primeira vez que a Força Aérea efetuava a deslocação de um número significativo de meios aéreos para África.
Com saída da BA4 no dia 3 de janeiro, três SB-17G (n.º 7401, 7402 e 7404), sob o comando do Tenente-Coronel Duarte Silva, tendo como pilotos o Major Solano de Almeida, os Capitães Rosa Rodrigues e Peixoto Rodrigues e os Tenentes Norton Afonso e Francisco Rosa efetuaram uma viagem de cerca de duas semanas, tendo regressado às Lajes no dia 16.

O percurso efetuado integrou escalas na Ilha do Sal, Accra (Gana), São Tomé, Luanda, Vila Luso, Lourenço Marques e Beira. Foram voadas cerca de 230 horas pelos três SB-17G.
Nas imagens, o sobrevoo da Ilha do Sal (Cabo Verde) pelos três SB-17G e da escala no aeroporto da ilha.
